Para o povo judeu, é importante que as tradições em festas e celebrações sejam seguidas, como uma forma de manter viva a religião e a cultura para que as próximas gerações conheçam seus preceitos e os respeitem em sua totalidade.
Às vezes, podem surgir algumas dúvidas com relação à decoração de casamento judaico, para que elas não fujam do propósito da religião. Foi pensando nisso que preparamos essas dicas a respeito do tipo de decoração que combina melhor com o seu casamento judaico, baseado em anos de experiência atendendo os eventos judaicos com a consultoria de Rabinos renomados e equipe especialista no assunto.
Mas antes, que tal conhecer algumas características dessa celebração? Confira!
O casamento judaico e suas particularidades
O casamento (ou chatuna) para o povo judeu tem muitas tradicões que, mesmo depois de milênios, se mantém. Esse é um momento que dura bem mais que uma noite ou um dia inteiro, o casamento judaico é um compromisso que precisa ser firmado por meio de um contrato (tenain) no qual o casal promete manter uma unidade familiar e seguir as regras da religião.
É importante também que o casal não se encontre uma semana antes do casamento e, mesmo no dia, eles não devem se ver antes da entrada da noiva no local onde ocorrerá a cerimônia, que não necessariamente precisa ser uma sinagoga. Desde que tenha a Chupá e siga os preceitos da religião, os noivos podem se casar em vários ambientes.
Por isso, muitos casais aproveitam para celebrar o casamento em um lugar em que possa se fazer a festa. Mas além disso, outros fatores devem ser observados, como por exemplo se o local pode atender às festas e celebrações judaicas da forma correta, ou seja, oferecendo uma alimentação Kosher que tenha sido vistoriada por um rabino reconhecido na comunidade.
Retomando o passo a passo do casamento, esse é um dia em que os noivos estão mais próximos a Deus, por isso, existe a cerimônia do Calabat Panin, na qual os convidados pedem aos noivos para que levem seus pedidos a Ele.
Após esse momento, o noivo é o primeiro a se encaminhar para a Chupá e então a noiva, acompanhada de seu pai até um certo ponto, no qual ele a entrega para sua futura sogra e mãe. As três mulheres dão sete voltas ao redor do noivo para celebrar os muros fortes que serão a base do casamento.
Então, a cerimônia ocorre e ao final é realizada a quebra das taças e os famosos desejos de felicidades, quando os convidados falam em voz alta “Mazel Tov”. E agora que você conheceu um pouco dos costumes judeus em um casamento, veja como deixar esse momento mais especial, com uma decoração de casamentos judaicos.